terça-feira, 10 de agosto de 2010

Programação Indígena I - Shopping Center no fim de semana


Caras amigas. Vocês sabem que Ella ama um shopping. Vazio. Tipo segunda-feira às 10 h da manhã, logo que abre. Corredores imensos para que desfile toda sua graça e elegância, um burburinho que dá para ouvir até os "toc-toc" de seus saltos. Vendedoras disponíveis e ansiosas para atendê-la prontamente. Total liberdade para suas sacolas de compras não serem esbarradas por gente afoita e sem educação.

No entanto, ao entardecer as coisas vão mudando...ao se aproximar a sexta-feira o ambiente vai se tornando pesado, denso e começam a aparecer pessoas. Muitas. Milhares. Começa a se formar um tsnunami de gente. Dependendo do shopping, gente feia, muito feia. Os sensíveis olhinhos de Ella começam a embaçar com a poluição visual. Há uma invasão de "colegas nem" e suas leggings com salto de acrílico, adolescentes em bandos que não compram nada além de um MacLanche Infeliz, famílias inteiras para fazer crediário nas Casas Bahia e no Ricardo Eletro...há um dialeto comum a todos, cujo entendimento só é possível em altos decibéis.

O estacionamento é uma verdadeiro inferno de Monzas, Santanas e Chevettes despejando um número de pessoas bem acima de sua capacidade máxima. Encontrar uma vaga é mais difícil que conseguir uma Bolsa Família. E o pior: paga-se por isso.

Cria-se um novo tipo de engarrafamento: o de escadas rolantes. Se você tem hora para ir a um cinema, por exemplo (Ella desaconselha, mas se você quer mesmo ir...), programe-se para chegar duas horas antes: uma hora para achar vaga no estacionamento e uma hora para a fila do cinema (e se quiser comprar as exorbitantes pipocas, mais caras que o ingresso, adicione mais meia hora). Porém (ah, porém!), se o calendário acusar a proximidade do Natal, dia das Mães e dia dos Namorados, dobre sua previsão.

Há um momento de sagacidade nesse passeio glorioso - conseguir uma mesa na praça de alimentação. Mais divertido que um game do Playstation, parece aquele joguinho de Detetive, onde olhos de lince tentam captar quem vai se levantar primeiro, como urubus no muro de cemitério. E então, o jogo evolui para a Dança das Cadeiras. Consegue o lugar quem for mais ágil e mais rápido. Obviamente, vocês NEVER, NUNCA, JAMAIS (em francês, leia-se jamé) verão Ella numa situação dessas, disputando lugar para beber cerveja em copos plásticos, carregando bandeja com comida fria e esperando número de atendimento no Girafa's.

Se você precisar comprar algo de urgência num shopping no fim de semana, faça meditação transcedental antes de ir, leia cabala, desenvolva paciência e auto-controle emocional. Ou frequente shoppings como o Fashion Mall, onde você não consegue comprar nada, mas pelo menos é vazio. Se você não precisa MESMO comprar nada, Ella recomenda que troque esse programa silvícola. Fique em sua oca que é mais segura.

Mistérios da Natureza.: Por que as pessoas tiram foto com pose perto da escada rolante do shopping?

Nenhum comentário:

Postar um comentário