sábado, 16 de outubro de 2010

Ao Mestre com carinho


Todos temos mestres inesquecíveis em nossas vidas. Ella teve vários, uns por bons motivos, outros por péssimos motivos, mas todos absolutamente memoráveis.

Ella e sua memória de elefante ainda se lembram da cara da Tia Glória, sua primeira professora no Jardim de Infância Recanto Feliz. Ella teve lá seu primeiro lampejo de genialidade ao conseguir colar um barbante exatamente em cima da linha pontilhada, recebendo um efusivo "Parabéns" de tia Glória. Isso aumenta muito a auto-estima de um ser humano! Mas uma crítica também pode destruí-la.

Ella já sabia ler aos 4 anos, e quando chegou à Classe de Alfabetização, o tal C.A, já era cascuda e metidinha a gênio(sim, Ella é velha e fez C.A e não Educação Infantil, ok?). Mas sua professora não achou bom que Ella tivesse pintado de verde água a bandeira do Brasil, e disse em alto e bom tom que Ella não sabia ver cores. Ha, ha, ha! Ella sempre soube qual seria a tendência fashion! E o verde-água sempre teve mais destaque nas vitrines que verde bandeira horrendo.

Como todos os 51 leitores já sabem, Ella era CDF e não esquece de sua primeira (e única!) nota vermelha no boletim. Matemática, sempre essa maldita! Professor Monteiro era um mestre adorado, mas manchou o boletim e a honra de Ella com uma nota 5 em sua matéria. Ella chorou dias e noites e achou que Mamãe fosse matá-la por esse crime hediondo.Ella não sabe ainda porque teve que aprender Trigonometria, mas entendeu para que serve um número negativo: mostrá-la que está no Cheque Especial...

Ms. Clementine era uma teacher que se vestia com roupas dos anos 50, cheirava a naftalina e fez do Inglês um diversão na vida de Ella. Dona Elena ensinou Ella a amar análise sintática, porque quem ensina, ensina alguma coisa, o que lhe torna verbo transitivo direto.

Se tivessem explicado a Ella a função dos espelhos esféricos, talvez Ella tivesse tido mais consideração às aulas de Física. Ou se tivesse prestado atenção nas Reações de Neutralização e Sais, Ella não erraria ao escolher seus shampoos. Mas ninguém ensinou as aplicações práticas da Física e da Química, e Ella se lixava com que velocidade um trem bateria no outro, a não ser que passasse o acidente no Jornal Nacional.

Ella achava História uma delícia! Sempre quis saber da vida dos outros, e as aulas do professor José que amava distribuir Zeros de presente a seus alunos, era quase uma Revista Caras para Ella. Da mesma forma, a Geografia era um globo de possibilidades em mostrar os lugares que Ella visitaria um dia, o que fez Ella decorar bandeiras, entender de relevo e clima e saber quais fronteiras atravessaria quando crescesse.

Decorar a Canção do Expedicionário e saber a letra dele até hoje ocupa o HD de Ella desnecessariamente. A não ser que você participe do "Show do Milhão" ou do "Um contra Cem", ninguém lhe pergunta a letra, os autores e o ano em que foi composto o Hino à República.

Mas a o grande amor de Ella pela Literatura fez de Irmã Marília, uma freirinha ranzinza e malvada, sua favorita. As figuras de linguagem e as escolas literárias, os livros obrigatórios, seus autores e suas obras eram um bálsamo no dia escolar de Ella.

Ella não tem saudades da escola. Não tem saudades de fazer provas, de decorar coisas inúteis, de fazer dever de casa, de ter só 20 minutos de recreio...Mas Ella gostaria muito de ter oportunidade de voltar lá atrás um dia e dizer a cada uma dessas pessoas o quanto elas foram fundamentais em sua vida. Se Ella pudesse fazer isso hoje, diria apenas: Obrigada sinceramente, Mestre!

3 comentários:

  1. Nossa amiga, que túnel do tempo!!!! E pensar que o Monteiro também me deu a minha primeira nota vermelha... bons tempos né??? Li e me deu uma saudade...AMEI!!!!!

    ResponderExcluir
  2. E quem não queria ter de volta a hora do recreio com biscoito mirabel de chocolate? rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá querida....
    SEu blog continua lindo, sempre estou aqui...
    COMEÇOU O SORTEIO DENATAL DOCECABANNA, QUE VAI SORTEAR 5 PESSOAS, COM PREMIOS INCRIVEIS...E AINDA DÁ DUAS CHANCES EXTRAS...
    Voce não pode ficar fora desta!!!! te aguardo.

    Um grande beijo!!!!SAÚDE E PAZ!!!

    ResponderExcluir