sábado, 11 de setembro de 2010

Invencionices


Ella acabou de ler um livro sensivelmente fantástico: "Extremamente alto, incrivelmente perto". Entre tantas outras coisas comuns a Ella, Oskar Schell, o menininho protagonista de 9 anos,é inventor. Oskar inventa desde um letreiro sobre as ambulâncias que informe o nome de quem está sendo transportado (a fim de tranquilizar as pessoas de que não é um parente seu que está lá dentro) até roupas que mudam de cor conforme o humor e estado de espírito das pessoas.

Ella tem muitas invenções não patenteadas que gostaria de compartilhar com seus adoráveis 50 leitores, como um dispositivo que capte os lampejos de textos e idéias de Ella quando esta já estivesse deitada ou dormindo para que se recorde deles ao despertar; um rabo canino mecânico que indicasse quando estamos agradando ou não; um aviso sonoro emitido por um amigo só perceptível a quem estivesse dando uma mancada; um laser que desse choque em quem fura fila.

Ella ficaria rica se inventasse uma vaga de estacionamento móvel, que acompanhasse o carro onde ele fosse. Que tal um compactador de guarda-roupa, que além de criar espaços, mapearia onde está cada peça e, com um braço mecânico, nos entregaria a roupa já passada? Ella também quer inventar outras coisinhas simples, como um desencaroçador de fruta-do-conde e um creme anti-celulite que realmente funcione (pensando bem, este também seria um desencaroçador).

Algumas invenções aprimoram e extinguem outras, como o Google, que acabou com tantas outras invenções como enciclopédias, lista telefônicas e mapas de papel.Ella é do tempo antiquíssimo em que não tinha Word e escrevia todos os trabalhos em papel almaço!!! Alguém se lembra ainda como é fazer margem na máquina de escrever ou de como colocar o filme na máquina fotográfica? A vitrolinha portátil Phillips(comedora de 8 pilhas grandes, diga-se de passagem) deu lugar a um fabuloso "3 em 1" portátil, e o estridente radinho de pilha que passou pela fase walkman com toca-fitas, hoje é um fantástico iPod touch de dez trilhões de gB!

Ella gostaria que algumas coisas fossem reinventadas só para serem aprimoradas, como a "Lu patinadora" em patins inline, a Levi's 505 originalzinha com stretch, tênis Ked's sem chulé, Mirabel de chocolate numa embalagem grande e as balas de leite Kids sem açúcar...mas aí seria uma linha inteira de invencionices-retrô de Ella, para a qual Ella inventaria um lindo nome: "Invencionices vintage".

Um comentário:

  1. Hahaha! Adorei o post!
    Ainda não sei por que não inventaram uma calcinha que fosse toda absorvente pra não ficarmos preocupadas o tempo todo se "tá manchado". Eu também queria que quando eu apertasse o "light" na tampa do copo do milk shake de Ovomaltine, ele ficasse realmente light. Seria incrível se pudéssemos dar "pause" e "play" nos sonhos, pra gente não perder um sonho bom quando acordamos pra fazer xixi... Mas uma invenção minha que o Oskar Schell também teve foi a do colchão encaixe para braço, porque quando a gente deita abraçado, um sempre fica com o braço sobrando, rs!
    Beijos!

    ResponderExcluir