quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A vaidade que move o mundo


"Amélia não tinha a menor vaidade, Amélia é que era mulher de verdade"... epa, epa, epa! Amélia era uma mulherzinha muito da desleixada, né não? Onde já se viu mulher de verdade que gosta de roupa velha, não liga a mínima pra sapatos, sai de casa sem pentear os cabelos e sem um batonzinho ou brinquinho? Tá certo que para ser vaniteux comme une authentique femme não é necessário todos os itens anteriores juntos. Mas não ter nenhum desses é jogar contra seu patrimônio. Vaidade é inerente ao cromossomo X (Ella não leu isso em lugar nenhum, acabou de inventar a teoria da evolução da beleza e da vaidade).

A máxima de que "não existe gente feia, existe gente mal cuidada" é uma dádiva a quem não nasceu num dia gloriosamente inspirado. Há salvação para todos! Cuidar-se com carinho não é sinônimo de pecado ou futilidade. Tratar de seu corpo e de sua imagem NÃO é inversamente proporcional ao cuidado com sua inteligência e seu espírito.

Ao contrário do que se pensa,não é preciso ter muito dinheiro para alimentar sua vaidade (Ella disse isso? Ella disse isso?). Ok, ok, ele ajuda numa cirurgia plástica, num tratamento estético, num personal trainer, num creminho Lancôme, numa roupinha bem cortada...mas quem se cuida mesmo, pode ser bonita usando creme Jequiti, roupinha da Marisa e sapato Di Santinni. Basta ter bom gosto para escolher.

Ella sabe que tem uns espelhos meio quebrados por aí. Gente que se acha o must do bom gosto e exagera na vaidade (pra quem não leu, o post "Too much" de abril fala dessa raça). Dar uma "conferidinha" em algum lugar que reflita sua imagem evita topetes fora do lugar e batom nos dentes,mas vamos combinar que gente que se olha no espelho de 5 em 5 minutos é quase um Narciso. Esse, aliás, deve ter molhado a escova na hora que caiu na água e borrou a maquiagem...Narciso, pra quem não sabe é aquela figura da mitologia precursora dos metrossexuais...

Vaidade move o mundo, gente! Ou você acha que a balança comercial funciona sem a moda, a indústria cosmética e o fitness? Nada! Só pra ter uma idéia, a busca virtual do emagrecimento só perde para a do sexo (isso não foi Ella que inventou, teve gente que pesquisou isso).

Ella tem certeza de que vaidade é fundamental para a economia mundial, por isso contribui com mais da metade de seus polpudos rendimentos a essa nobilíssima causa, que ajuda desde a vendedora da Avon até o enriquecimento galopante da Louis Vuitton. Não tenha medo de investir em suas vaidades, mas cuidado: quando vem a fatura do cartão de crédito, a coisa fica meio feia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário