segunda-feira, 3 de maio de 2010

Sogra rima com quê?


O Dia da Sogra. Sejamos sinceras: precisa ser comemorado isso? É necessário um dia no calendário para celebrar a falsidade, o sorriso entre dentes e a disputa de poder entre as mulheres mais importantes da vida de um homem?
Ella acha que não.

Mamãe de Ella teve sorte. Sua sogra desenhou, cortou, bordou e costurou o vestido de noiva de Mamãe... e ele não desmanchou durante a cerimônia! Aliás, ficou lindo mesmo! Mamãe ficou ao ladinho (de bem) de sua sogra (do bem) até o final da vida.

Mas Ella reconhece esta como sendo uma exceção. Ella sabe poucas histórias felizes (mesmo) entre sogras e noras. Felizes até o fim pelo menos. Porque no início tudo são flores (de plástico): a sogra sonda, a nora fareja e mantém-se a relação "amigável" até que uma única faisquinha se solte da relação entre vocês (você e ele, ele e ela, ela e você ou os três juntos). É sempre uma relação delicada, que exige jogo de cintura da amiga. Afinal, você não vai querer roubar o lugar dela, mas é preciso deixar claro com quem o filhinho quer passar a maior parte de suas noites dali pra frente...hehehehe.

Ella tem amigas que penam de forma terrível na mão de sogrinhas típicas de uma música do Dicró. Ella soube de um caso que a sogra convidou a ex grudenta do cara para o casamento e pagou a passagem da vaca pro lugar da lua-de-mel! Outra que pôs laxante no almoço de domingo da norinha só porque sabia que a moça tinha vergonha de ir ao banheiro na casa do namorado.

As táticas de doença fingida, de drama e de chantagem emocional já são bem conhecidas, mas alguns rapazes caem nessa, se sentem culpados e, se você não for malandra para se fazer de desentendida, vai cair na armadilha e brigar com ele. O cúmulo são as sogras que fazem magias estranhas para afastar o filhinho "dessazinha que tá roubando meu menino". Mesmo que "essazinha" seja mãe de seus netos. Podem admitir: esse é o tipo de sogra que cai do céu...porque a vassoura quebrou!

Ella reconhece que tem noras demoníacas também. Tem uma galera que não se localiza no papel e quer disputar quem faz o pavê mais gostoso, o arroz mais soltinho e tem mais bom gosto. Tudo bem, você não vai deixar seu amado sair com aquela camisa florida horrenda só porque foi a mãe dele que deu e nem dizer a ele que ela é cafona (a blusa e a sogra), mas deixe cair uma gordurinha de picanha ou 1 colherinha de água sanitária na blusa só pra prevenir. Ella recomenda: faça o seu. E faça bem aquilo que ele não pode comparar com o "da mamãe" (isso mesmo, dá chá de cama no menino!). E não comente nada sobre "o outro lado".

Tem homem que não facilita e parece eternamente fora de sua casinha, fazendo suas parceiras de 2a mãe. Daí é que o pau come! Não admita esse papel! Se não, você corre o risco de virar a fazedora de lasanhas e lavadora de cuecas!

Ella espera que esse folclore de sogra macabra seja que nem o da mula sem cabeça. Ella sonha com o dia em que todas as sogras amem suas noras e as tratem bem só para ver seus filhos felizes. E sonha também que as noras consigam ver o lado bom de suas sogras (mesmo que o lado bom seja o da porta pra fora...rs). Ella reza para a paz entre as partes, embora saiba que é mais fácil isso acontecer entre israelenses e palestinos...

Ps.: Esse post vai para uma amiga muito querida que tem um carma de sogras invejável...

2 comentários:

  1. Nossa tenho pena desta sua amiga... pior ainda seria se ela tivesse 2 sogras (explicando: 1 ex e atual!!) com o mesmo nome né? Isso seria um caso de carma duplo?? Coisa de outras vidas??? Ella, só você pode explicar!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É mesmo cara Cris...carma duplo! A amiga que tem isso devia ter sido uma sogra e tanto na outra encarnação! kkk. Por isso que é bom tratar a sogra bem...bem longe! rs

    ResponderExcluir