quinta-feira, 24 de junho de 2010

Presente de Grego


Se você tem um círculo social mínimo que englobem uma tia velha, uma prima brega ou um conhecido sem noção, provavelmente já recebeu um presente pavoroso em alguma situação de sua vida. Um presente daqueles em que você preferiria receber um cavalo de tróia do que aquela lembrancinha pra ser esquecidinha.

O presente de grego normalmente vem acompanhado de um “não repara não, é só uma lembrancinha”, expressão que pode ter várias interpretações, que vão desde “só comprei algo pra você porque vim comer de graça na sua festa”, “não quis gastar muito tempo ou dinheiro procurando algo que valesse a pena lhe dar” até um “se prepara que lá vem merda”. A caneca trazida da última excursão de sua sogra a Poços de Caldas ou a camiseta que ela lhe trouxe com os dizeres “Fui a Iguaba e lembrei de você” podem ser exemplos clássicos, mas Ella se lembra de quando tinha 10 anos e ganhava talquinhos e sabonetes Alma de Flores de suas tias-avós .

Pior é quando o presente horrendo vem acompanhado de um “achei a sua cara”. Pode ter certeza que sua cara não é horrenda, mas vai ficar quando desembrulhar o presente. Ella sabe que um pano de prato com estampa de vaquinha não é sua cara, muito menos aquela nécessaire com estampa de onça cor de rosa, tampouco um perfume “Toque de Amor” da Avon.

Há seres tão sem noção, que são capazes de dar uma camisa PP a um ser humano Extra G e vice versa. Fica nítido aí que o presente foi “reciclado”. Sim, a reciclagem de presentes é comum, mas não faça como uma conhecida de Ella que recebeu no aniversário e o reciclou no Natal para quem? Sim! Para quem tinha lhe dado o presente! Ou outra que recebeu o presente de X e dentro havia um cartão com “De Y para X”.

Amiguinha de Ella ganhou um “enfeio” para o escritório de sua colega de sala. Era um elefante de louça “pintado à mão” pela mãe doente da colega. A amiga derrubava o elefante, esbarrava no elefante, pisava em cima do elefante e ele não quebrava. Daí um dia a servente foi limpar o “enfeio” e ele finalmente se espatifou no chão. Amiga de Ella fez cara de triste pela perda. Surpresa! No dia seguinte a colega, penalizada, mandou a mãe pintar outro “mais bonito ainda”.

A única coisa aceitável em se dizer ao receber um presente de grego é “não precisava MESMO”. O sorriso amarelo é inevitável, mas se você não consegue disfarçar sua surpresa frente a tamanho mau gosto, só diga um “muito obrigado” em tom bem baixo, sem dar ênfase ou dupla interpretação. Sob hipótese alguma responda “nooooossa, estava precisando” e jamais diga “adorei”. Periga você ganhar um exemplar semelhante no ano seguinte.

2 comentários:

  1. Oi Ella,
    Adorei seu texto , mt bommmmm mesmo ! Parabéns !
    Bjsssss
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Que bom q gostou Adriana! E se quiser dar idéias ou desabafar, Ella transorma tudo num textinho engraçadinho! Um beijo e obrigada!

    ResponderExcluir