terça-feira, 13 de julho de 2010

A empregada dos meus sonhos

Meninas, Ella tem um sonho de consumo: Rosie, a robozinha eficiente e carinhosa da futurista família Jetsons. Rosie dorme no emprego, está sempre de bom humor, não chega atrasada, leva o cãozinho Astro para passear, é uma fofa com o menino Elroy, faz tudo que a Jane manda sem reclamar e jamais colocaria George Jetson na Justiça do Trabalho!
Há de tudo nesse meio doméstico, alguns tipinhos conhecidos:
1 - Empregada-patroa: acha que manda no pedaço porque fica sozinha na casa o dia todo.Chama o namorado para o almoço (e um estica na sua cama...), liga "pras colega", recebe ligações a cobrar das mesmas o dia inteiro e dá o endereço de SUA casa como residencial. Ella cansou de receber ligações de cobrança das Casas Bahia e receber ameaças de agiotas por dívidas não contraídas...Cruzes!
2- Babá-mãe: quer ensinar à mãe como educar seu próprio filho. Tem sempre a frase de efeito "O fulaninho não gosta disso, o beltraninho só gosta daquilo" para tentar humilhar a mãe-patroa na frente dos outros. Poderia até se chamar "babá-sogra" em algumas ocasiões...
3- Empregada-migué: chega tarde, tem um filho super doentinho, mata 1 parente por semana e está sempre com o serviço pela metade. Ella teve uma dessas, que dormia no emprego e passava a semana inteirinha com problema no "figo", dor de cabeça, enjôo...No entanto, às 6as feiras, por volta das 15 horas, aproximando-se o horário de sua saída, ia voltando a ficar corada, os remédios finalmente faziam efeito e, às 17 horas pontualmente, envergava seu "collant-peito-de-fora" e rumava para a Feira de São Cristóvão dançar seu forró.
4- Empregada-Cascuda: essa é de lascar. Já chega cedinho com aquele perfuminho inconfundível da falta de banho. A "Cráudia" trabalhava lá em casa em já chegava às 7h com "cc" de uma semana. Ella tinha vertigens e evitava chegar perto, comunicava-se por bilhetes e de respiração tampada. Ao fim do dia a pergunta:"Cláudia, quer tomar um banho?" - Não Dona Ella, vou tomar em casa...Pelo cheiro, parece que Cráudia nunca voltou ao seu lar...
5- Empregada-Toque-de-Amor: Na outra ponta, as muito cheirosas que também incomodam muita gente. Glória trabalhava na casa de titia e usava um desodorante rosinha insuportável da Avon. Um dia, o cachorro da casa não parava de latir. Titia ameaçou: "Se não calar a boca eu jogo o perfume da Glória em você". O bicho ficou mudo.
6- Empregada-TOC-TOC: tem parafusos a menos. Beth levava 40 minutos arrumando a cama de Ella para que as pontas ficassem simétricas, 2 horas colocando os frascos de material de limpeza em ordem de tamanho com rótulos virados para frente, 50 minutos escovando as franjas do tapete da sala e 3 horas para higienizar as folhas de alface. Perfeição demais também cansa!
7 - Empregada-especialista em não-sei-fazer: "Não passo roupa, não sei cozinhar, não sei anotar recado..." Ora bolas, sabe fazer o que? Arrumar (mal) a casa, chegar às 10 h e sair às 15 h eu também quero né bebé? Como pode alguém se candidatar a um emprego de "organizadora do lar" se não sabe fazer nada? É que nem ser médico e não saber fazer um curativo porque é neurologista...
8- Empregada-chique: uma variação da patroa-empregada. Come seus bombons Lindt, toma seu Häagen-Dazs e bebe sua água Perrier sem a menor cerimônia. Passa seus creminhos Lancôme, usa seu Victória's Secret para ir à feira e leva sua roupinha de grife para respirar novos ares em Belford Roxo.
9- Empregada-escrava: essa é ainda uma classe existente, que sofre nas mãos de patroas desalmadas que não conhecem lei. Não tem hora de sair, tem que levar marmita de casa, não tem férias, 13o e só tem 1 folga quinzenal. E uma sessão de esculacho por semana.
10- Empregada-anja: Lucinha que cozinha muito e amava vovó, Lurdinha que tá sempre de bom humor e ama o cachorrinho de Ella, Lelinha que tem fotos da família de Ella na estante de casa, é louca de pedra mas faz uma faxina como ninguém...pessoas fofas, que já passaram na vida de Ella e que fazem Ella acreditar que a Rosie existe e que é de carne e osso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário