sábado, 10 de abril de 2010

Mexerico recolhido


Para quem não conhece a expressão, "mexerico recolhido" é aquela fofoca que você ainda não sabe, que todo mundo sabe, que você sabe que vai saber, mas enquanto você não souber, vai roer seus cotovelos.

Ella não gosta de fofoca. Tá bem, gosta só um pouquinho, mas daquelas fofocas simplezinhas que não atacam a honra de ninguém e nem provocam disse-me-disse ou acabam relações.

Ella estuda Cabala e eles chama a fofoca e toda maledicência de "lashon hará". O mestre de Cabala explicou que todo "lashon hará" dito, por mais inocentezinho que seja, traz alguma carga negativa que não faz bem a quem profere, a quem ouve e para o delatado. E ainda passou um exercício para casa: "Fiquem uma semana sem falar mal de alguém". Puxa vida, amigas! Que semana mais difícil foi aquela! Ella ficou tensa tentando evitar veneninhos e pequenos comentários, e percebeu uma coisa terrível: grande parte das conversas que ouvia, alguém falava de alguém. E Ella ficou muda uma semana.

Quando achou que tinha passado bem pela tarefa, um exercício mais difícil: "Quando ouvir alguém falando algo de outrém, saia de perto" (puxa vida, seu mestre, tá dificultando meeeeeesmo o processo da minha evolução espiritual!). Daí, amigas, Ella ficou uma semana de mexerico recolhido. Na verdade, Ella quase teve que subir uma montanha e ficar lá em cima meditando, longe das línguas alheias e com seu ouvidinho bem fechado.

Como não ouvir? TV, jornais, rádios e revistas sobrevivem disso! Como evitar de comentar a opção sexual do Rick Martin,o novo namorado da Susana Vieira e o último escândalo da Amy Whinehouse? A verdade, é que a gente se acostumou a se divertir com a miséria e o glamour alheios e a se distrair com a vulnerabilidade humana (vide o sucesso do programa-buraco-da-fechadura, o tal do BBB). Daí, amigas de Ella, a gente esquece de olhar pro nosso rabinho, já que a celulite da Claudia Leite é mais cara que a nossa.

Ella também fica atenta com aquela linguinha-de-trapo que fala mal de TODO mundo. Porque se fala de todos, vai fala de Ella também, afinal, por que Ella seria poupada? Só porque é linda, sexy, inteligente e divertida? Aí mesmo que vão querer arrumar um defeitinho em sua existência maravilhosa.

Daí Ella resolveu filtrar as fofocas, amigas. Fofoca? Só pra falar mal de desconhecidos nossos, mas famosos pra todo mundo, afinal, o que eles querem é isso mesmo. Mas Ella está cuidando para não deixar se propagar um fonema sequer sobre algum mal-vestido de suas relações ou qualquer caso amoroso escondido do próximo. É missão das mais difíceis e, por isso, Ella vai ficar algum tempo tentando manter seu mexerico recolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário