quinta-feira, 1 de abril de 2010

A química neural das pechinchas


Este post é dedicado à Maga das Feirinhas, Srta. Alanis.

Qual a quantidade de adrenalina descarregada no corpo de uma mulher ao ler a palavra: “liquidação”? Ainda há as variações do vocábulo: “60%” “sale”.

Ella ama este tipo de atrativo, mas fica ligada quando, junto com as pechinchas escolhidas, a vendedora coloca no bolo a “coleção nova”. Mas se a variação vocabular de liquidação for “queima total” ou “o patrão enlouqueceu” (Japonega, essa é pra você!rs), corra, amiga! Deve ter roupa furada, sapato descolado ou a loja é tão popular, mas tão popular que vão chamar você de “Nem” quando entrar.

Tem uma liquidação duas vezes ao ano em alguns shoppings em que colocam algumas araras até fora das lojas para se desfazerem de estoques, chama-se Ponto Mix. No entanto, se desfazem dos estoques de 1980 e se você olhar bem, tem até papel de bala e jornal velho no meio. Fora a muvuca típica das bancas de produtos.

Bancas de produtos...Ella se lembra de uma fase difícil de sua infância (que será comentada aqui posteriormente e com sua analista). Época em que mamãe comprava suas roupinhas nas bancas da Citycol porque “criança cresce e perde roupa rápido”. Traumatiza-se um ser humano desde cedo...tsc,tsc,tsc. Voltando às bancas, sempre achamos umas calcinhas bonitinhas perdidas a R$5,90 nas Lojas Americanas, na Leader e até no Carrefour! A Zara tem uma banquinha simpática, mas aí é outro nível...Mas pelo amor de Deus, o que é uma loja chamada “Sai de baixo”? Pelo nome, Ella trocaria por “Sai da frente”. Todas as filiais por onde Ella passa, atravessando a rua obviamente para não ser confundida, há uma guerra de “Nens” (e suas toalhinhas penduradas no pescoço) se engalfinhando por uma roupa. Mas há uma curiosidade:como o dono vende um vestido por R$5,99 e ainda tem lucro? Mistério.

Ella ama comércio popular. Ella vive na Saara. E se morasse em São Paulo, freqüentaria a 25 de março, a José Paulino e o Brás todo. A Saara é um oásis de maravilhas: túnicas, acessórios, bolsas e até objetos de decoração incríveis por preços inacreditavelmente baixos. É óbvio que há tranqueiras e produtos made in Taiwan horrorosos. Basta saber garimpar.

E por falar em garimpo, tente ir a uma feirinha dessas de moda. Ella tem uma amiga fashionista que consegue vestir-se de forma descolada e exclusiva só com artigos de feirinha e você jura que ela gastou fortunas. “Onde você comprou esse vestido lindo?” As respostas variam entre “Rocinha Mall” e Feirinha do “Ceduc”. Algumas das feirinhas têm artigos exclusivos mesmo, vindo de artesãs talentosíssimas, porém aí os preços já não são lá essas coisas.

No entanto, o melhor mesmo é entrar em sua loja favorita e descobrir que o vestido de seus sonhos, totalmente inacessível há 1 mês atrás, entrou em liquidação e só tem um exemplar disponível, que é seu número e você pode pagar por ele! É um mecanismo quase orgasmático: primeiro vem a adrenalina, as pupilas dilatam, a boca saliva. Depois de passar o cartão, vem a serotonina, que invade sua corrente sanguínea e lhe dá aquele relaxamento indescritível de ter encontrado um produto bom, por um preço tão baixo. Aí o corpo fala: “Foi bom pra você?”

Um comentário:

  1. Arrasou amiga!!!!Adorei o meu blog,rsrsr!!!!É ISSO MESMO QUE CONTECE,RSRSR.uM ORGASMO TOTAL QUANDO COMPRO UM COISA QUE ME CAI BEM,RS.vC É A MELHOR ESCRITORA QUE JÁ LI.tE ADORO!BJO

    ResponderExcluir